Em andamento

MONITORAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEOS DE ÁREAS DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NAS CIDADES DE SALVADOR E FEIRA DE SANTANA – BAHIA

Esse projeto tem por objetivo avaliar a influência dos aterros sanitários no meio ambiente, investigando possíveis contaminações dos cursos d’água superficiais e subterrâneas. Projetos financiados pelas empresas operadoras dos aterros (BATTRE em Salvador e SUSTENTARE em Feira de Santana).

REIMPLANTAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DO IGEO-UFBA

Este projeto tem entre seus objetivos reimplantar o Museu de Geociências e ampliar o acervo de minerais, rochas, minérios, gemas e fósseis do Instituto de Geociências, além de dotar a UFBA de mais um espaço de interação com a sociedade e divulgação das Geociências. Projeto financiado pela FAPESB e CNPq.

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA BAHIA: USOS MÚLTIPLOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O projeto tem por objetivos ampliar a perspectivas na abordagem dos problemas relacionados aos recursos hídricos subterrâneos no estado da Bahia, desenvolvendo estudos e pesquisas que integrem as diversas áreas do conhecimento correlacionadas ao tema proposto, promovendo aprofundamento na compreensão da dinâmica, qualidade e escassez das águas subterrâneas com vistas ao seu uso e conservação diante do cenário de mudanças climáticas locais e globais.

GEOCONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA BORDA ORIENTAL DA CHAPADA DIAMANTINA

O projeto apresenta uma proposta de pesquisa do patrimônio geológico da borda leste da Chapada Diamantina, região serrana situada na porção central do estado da Bahia.

HIDROGEOLOGIA DE AQUÍFEROS SEDIMENTARES

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas em várias regiões do país, com o foco em aquíferos sedimentares. Trata-se de um projeto em rede, envolvendo a Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Projeto financiado pela FINEP (CT-HIDRO).

ESTUDO INTEGRADO DA ATIVIDADE DE MARISCAGEM NO SISTEMA AMBIENTAL DE MANGUE DO MUNICÍPIO DE SALINAS DA MARGARIDA: APROVEITAMENTO DE RESÍDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este Projeto tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e desenvolver soluções tecnológicas para a utilização dos resíduos originados do beneficiamento do marisco, anomalocardia brasiliana (chumbinho), à agregação de valores, o desenvolvimento humano, fomento da inclusão social, promoção da cidadania ativa, fortalecimento de atividades econômicas viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas especialmente ao seguimento do extrativismo tradicional nas localidades da Baía de Todos os Santos.

AS BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS, PROBLEMÁTICA ATUAL E FUTURA: ANÁLISE GEOSSISTÊMICA DA BACIA DO RIO JAGUARIBE, SALVADOR, BAHIA.

Este projeto objetivou realizar diagnóstico detalhado da bacia estruturado em duas áreas: A primeira referente aos fenômenos ambientais, que enfatiza as características naturais, como geologia, geomorfologia, solos, altimetria, vegetação e clima da bacia. A segunda área traduz-se pela caracterização socioeconômica da bacia em evidência, e diz respeito à análise das informações da infraestrutura local (sistemas de transporte local, sistema energético e saneamento básico); e sobre o meio socioeconômico (demografia, aspectos socioculturais e ocupação), que serão avaliados a partir da aplicação de questionários junto à comunidade.

DEFINIÇÃO DE LIMITES ECOLÓGICOS E AMBIENTAIS PARA O USO RECREACIONAL DE PRAIAS ARENOSAS UTILIZANDO O SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA (SMC).

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral indicar limites e condições de uso para as praias do município de Mata de São João, a partir de sua capacidade de carga e de suas condições ecológicas e ambientais, utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC).

SISTEMA COMPUTACIONAL PARA APOIO À MODELAGEM OCEANOGRÁFICA

O objetivo geral desse projeto é o desenvolvimento de um sistema computacional baseado em computação gráfica, que será distribuído gratuitamente sobre licença GPL, e que servirá para apoiar o estudo e a modelagem da influência das ondas marítimas sobre o transporte de sedimentos na costa.

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE SÓCIO-ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA DERRAMES DE ÓLEO DA COSTA DO DENDÊ, SUL DO ESTADO DA BAHIA

Este projeto tem por objetivo geral elaborar o diagnóstico socioambiental e avaliar a sensibilidade ambiental da Costa do Dendê para derrames de óleo.

DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

Este projeto tem por objetivo geral realizar diagnóstico geo-ambiental e a avaliação da capacidade de suporte das praias do município de Porto Seguro com vistas ao desenvolvimento turístico sustentável.

ESTUDIO DE LA VULNERABILIDAD A LA CONTAMINACIÓN DE LOS ACUÍFEROS KÁRSTICOS E FISURADOS DEL ESTADO DE BAHÍA BRASIL

O objetivo do presente projeto é fazer uma síntese dos conceitos relacionados com a vulnerabilidade, a contaminação e descrever as principais variáveis e métodos que habitualmente se utilizam para sua evolução e cartografia.

DECIFRANDO GEOTECNOLOGIAS

Este projeto visa o desenvolvimento de material de apoio didático para pessoal que queiram compreender as funcionalidades e as ferramentas que englobam as geotecnologias.

MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO DA BAÍA DE CAMAMU

O objetivo deste projeto e realizar um monitoramento ambiental integrado da Baía de Camamu, reunindo o levantamento de informações quali-quantitativas acerca dos organismos que compõem seus distintos habitats, principalmente das espécies que direta ou indiretamente são de interesse econômico para a região.