Concluídos

ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO AQÜÍFERO FREÁTICO NAS BACIAS DOS RIOS LUCAIA E BAIXO CAMARUJIPE

O projeto teve como objetivos principais a caracterização hidroquímica e o estabelecimento dos diversos tipos de água subterrânea, além da definição quanto a sua utilização e aproveitamento para o consumo doméstico, na irrigação de hortas e jardins e em determinados segmentos da pequena indústria.

Acesse aqui o relatório final.

DIAGNÓSTICO DO GRAU DE COMPROMETIMENTO DAS ÁGUAS DO AQÜÍFERO FREÁTICO DE SALVADOR CAUSADO POR VAZAMENTOS EM POSTOS DE GASOLINA

O projeto teve como objetivo inicial a avaliação do grau de comprometimento, à nível de diagnóstico, da qualidade das águas subterrâneas do aqüífero freático da cidade de Salvador, em decorrência de vazamentos em postos de combustíveis.

Acesse aqui o relatório final.

QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ONDINA

O projeto teve como objetivos, a caracterização e definição dos tipos de água subterrânea, o estabelecimento da sua qualidade ambiental e a verificação do grau de comprometimento antrópico.

Acesse aqui o relatório final.

CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA, GEOFÍSICA E HIDROGEOLÓGICA DO AQUÍFERO URUCUIA NO ESTADO DA BAHIA

Este projeto tem por objetivos a definição da potencialidade do aquífero Urucuia na região das bacias hidrográficas dos rios Formoso e Arrojado na região oeste do estado da Bahia. Projeto financiado pela FINEP (CT-HIDRO).

POTENCIAL HIDROGEOLÓGICO DA BACIA DO RIO SALITRE: REGIÃO SEMI-ÁRIDA DO ESTADO DA BAHIA

Este projeto tem como objetivo caracterizar o potencial hidrogeológico dos aquíferos cársticos e fissurais da bacia hidrográfica do rio Salitre, situada na região semiárida do estado da Bahia. Projeto financiado pelo CNPq.

MODELIZAÇÃO DA DINÂMICA HIDROLÓGICA DO SISTEMA AQÜÍFERO-RIO NA REGIÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS VERDE E JACARÉ, SEMI-ÁRIDO DO ESTADO DA BAHIA

O principal objetivo deste projeto é implementar a gestão descentralizada dos recursos hídricos, que pressupõe a ação regional sistemática do órgão gestor e a participação regular e ativa da instância regional através das associações de usuários e/ou consórcios. Projeto financiado pelo Governo do Estado da Bahia.

ESTUDO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS DAS BACIAS DO RECÔNCAVO NORTE E INHAMBUPE E SEUS DOMÍNIOS AQUÍFEROS, ESTADO DA BAHIA

Este projeto tem por objetivos avaliar a disponibilidade hídrica atual superficial e subterrânea das bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe e seus domínios aquíferos. O projeto foi financiado pela Petrobras.

IDENTIFICAÇÃO E INOCULAÇÃO DE FUNGOS EM PILHA DE COMPOSTAGEM

Este projeto de pesquisa visa a identificação e inoculação de fungos em pilhas de compostagem de resíduos sólidos urbanos objetivando a aceleração do processo de compostagem e aproveitamento dos resíduos sólidos como adubo orgânico natural. Projeto financiado pela FAPESB.

CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E GEOESPELEOLÓICA DA BACIA DO RIO UNA (BORDA LESTE DA CHAPADA DIAMANTINA, MUNICÍPIO DE ITAETÊ-BAHIA)

Este projeto tem por objetivo apresentar uma caracterização do relevo cárstico na região da Bacia do Rio Una, situada na borda Leste da Chapada Diamantina, no estado da Bahia.

MODELAÇÃO DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO JACUTINGA

Tem por objetivo realizar analises a escala detalhada (1:25 000) do estado atual dos recursos naturais, mediante a combinação do trabalho de gabinete e de campo, utilizando no primeiro dos casos, as técnicas mais adiantadas de interpretação de imagem satélite combinado com o uso dos principais Sistemas de Informação Geográficos.

OLHOS DÁGUA: UMA VISÃO RESPONSÁVEL PARA O FUTURO

Esse projeto tem como objetivo promover a preservação e recuperação de nascentes na bacia do Rio Jacutinga – BA, visando melhorar a sustentabilidade de pequenas propriedades e contribuir para aproximação entre Universidade e comunidades de pequenos trabalhadores rurais.

SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO LITORÂNEA DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI, LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA

Este projeto tem por objetivo geral, gerar subsídios para a gestão litorânea do município de Camaçari, litoral norte do estado da Bahia, visando o desenvolvimento turístico responsável deste litoral.

GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL DA COSTA DO DENDÊ

Este projeto tem como objetivo a elaboração do diagnóstico ambiental para fins de gestão da Costa do Dendê visando o desenvolvimento turístico sustentável.

TERRITORIALIZAÇÃO E (IN)SUSTENTABILIDADE RURAL-URBANA EM LAURO DE FREITAS

O objetivo da pesquisa é apreender tensões estabelecidas no âmbito da ruralidade vivenciada por diferentes sujeitos sociais, quando da produção material e social da vida na realidade concreta localizada em território municipal.

POPULARIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA E SUAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA.

Tem como principal objetivo estimular um processo de capacitação dos alunos e professores do colégio no que tange a Alfabetização Cartográfica, colocando em prática as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

ATIVIDADES DOCENTES EM GEOTECNOLOGIAS - GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO

O objetivo deste projeto é de ter um aluno/instrutor nas aulas práticas e poder oferecer ao aluno um horário de reforço para o aprendizado e aperfeiçoamento das aulas práticas.

MONITORIA DE GEOPROCESSAMENTO E GEOESTATÍSTICA APLICADA

O objetivo deste projeto de iniciação ao ensino é de ter um aluno que auxilie, tanto o professor (nas aulas), como o discente (em horários extra-classe), visando uma melhoria no rendimento das aulas, elaboração de material didático, bem como despertar do aluno para o ensino científico.

MACROZONEAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

O projeto visa apoiar a implementação do Programa Nacional de Florestas (PNF) e está estruturado em três grandes objetivos: Ampliar o uso sustentável dos recursos florestais consolidando a base de florestas manejadas em áreas públicas e privadas; Promover a ampliação da base florestal plantada; Promover o fortalecimento institucional no âmbito federal, estadual e municipal de instituições públicas e privadas.

VALORAÇÃO ECOSSISTÊMICA DE AMBIENTES COSTEIROS E SEUS RECURSOS GEOAMBIENTAIS

Este projeto tem como objetivo principal identificar e valorar qualitativamente os serviços ecossistêmicos – classificados em serviços de Serviços de Regulação e/ou Suporte, de Provisão e de Informação e Cultura – oferecidos pela zona costeira do Litoral Norte do estado da Bahia.

AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES ENTRE O LIXO MARINHO E OS PROCESSOS COSTEIROS NO LITORAL BAIANO.

Este projeto tem por objetivo geral avaliar a existência de interações entre o lixo marinho e os processos costeiros sedimentares ao longo do litoral da Bahia.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE DANOS E DA CAPACIDADE DE CARGA DAS PRAIAS DA COSTA DOS COQUEIROS, LITORAL NORTE DA BAHIA

Esta pesquisa se propõe a avaliar o potencial de dados econômicos e ambientais associados a processos erosivos e a capacidade de carga de suas praias, como ferramenta para a gestão ambiental e o desenvolvimento turístico responsável neste litoral.

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NAS ILHAS DE TINHARÉ E BOIPEBA, MUNICÍPIO DE CAIRU, BA

Diante disso, este projeto tem como objetivo principal a avaliação dos possíveis impactos socioambientais sobre os sistemas e ecossistemas costeiros e as comunidades locais, decorrentes da exploração de petróleo e gás nas ilhas de Tinharé e Boipeba.