Linhas de pesquisa

Geologia Ambiental

Geologia Ambiental

Tem por objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão voltados para a prevenção da poluição de solos, águas superficiais, subterrâneas e a biodiversidade, tais como mapeamento e remediação de áreas degradadas por lixões, aterros sanitários, atividades industriais, atividades agrícolas, mineração, postos de combustíveis e outras atividades urbanas e nas regiões litorâneas e de praia. Avaliar a aplicação da legislação ambiental e dos recursos hídricos em empreendimentos públicos e privados.

Hidrogeologia dos aquíferos granulares, cársticos e fissurais

Hidrogeologia dos aquíferos granulares, cársticos e fissurais

Execução de projetos e pesquisas voltadas ao entendimento de recarga, armazenamento, circulação e descarga das águas subterrâneas e suas relações com as águas superficiais através da aplicação de conceitos e técnicas da hidrogeologia clássica e moderna, geoquímica ambiental, geofísica, geoprocessamento e de modelagem numérica. Também são realizados estudos voltados para a definição das potencialidades, demandas, usos preponderantes, vulnerabilidade à contaminação e gestão das águas subterrâneas.

Qualidade e gestão das águas superficiais e subterrâneas

Qualidade e gestão das águas superficiais e subterrâneas

Desenvolver projetos de pesquisa e extensão voltados ao entendimento da dinâmica, qualidade e gestão das águas superficiais e subterrâneas de modo a possibilitar o seu uso sustentável a partir das condições ambientais naturais e conforme os padrões estabelecidos na legislação regional, nacional e internacional. Desenvolver modelos de gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas, apoiando órgãos ambientais, comitês de bacias hidrográficas e a gestão das áreas costeiras.